Soltando raios com Inkscape…

Vou tentar ensinar para vocês como “soltar” raios no Inkscape… Vai ficar algo mais ou menos assim:

Raios

Legal, nê? Vamos começar e para isto você vai precisar do Inkscape que ainda vão lançar, a versão em desenvolvimento 0.44+devel.

Parte 01. Vamos começar utilizando a ferramenta de desenho à mão livre, fica na barra de ferramentas no canto esquerdo, como mostra o screenshot abaixo, para usar a ferramenta clique uma vez em alguma parte da folha em branco para marcar o ponto inicial e logo após mover o curso clique novamente uma vez para finalizar ou duas vez para marcar um ponto de continuação, se pressionado o clique a ferramenta ira rastrear todo o movimento do curso fazendo assim o desenho mão-livre, sugiro que comece esboçar os raios de uma forma de cliques, ponto inicial, marca continuação em uma curva e até chegar o final da queda do raio, você pode no meio do raio re-marcar um ponto inicial e ir até o final do raio. Bom, para desenhar os raios eu usei como base a ideia desta foto, onde aprendir as tonalidades e onde deve ter mais luz e menos luz… Foi uma das primeiras que pesquisei no google images.

Screenshot Parte 01

Parte 02. Agora vamos colocar o fundo da página em preto, pressione (Shift+Ctrl+D) e na cor do fundo, clique para abrir a caixa de mistura de cores, coloque os valores R: 0, G: 0, B: 0 , com o canal alfa: 255, você pode digitar os valores ou mover a barra até o final como indica o screenshot, veja:

Screenshot Parte 02

Parte 03. Selecione todos os objetos (Ctrl+A) e agora abra a caixa de preenchimento e traço (Ctrl+Shift+F), na Aba de contorno faça a mistura até ficar na cor Branca, com canal alfa 255, depois na Aba de Traços, coloque 2 px a espessura da linha.

Screenshot Parte 03

Parte 04. Selecione todos os objetos (Ctrl+A), faça um agrupamento deles (Ctrl+G), agora vamos fazer um clone (Ctrl+D), com o clone selecionado abra a caixa de preenchimento e traço (Ctrl+Shift+F), coloque a espessura da linha em 7px e na aba de preencher faça a mistura para cor Ciano (Azul claro). Agora vamos usar uma coisinha linda que vem ae na versão 0.45 do Inkscape, que já esta disponível para testes nesta versão 0.44+Devel… o Blur, ele é lindo. rs… Ele fica ae mesmo na caixa de preenchimento e traço, o tempo todo lá embaixo, em qualquer aba, coloque o valor do blur em 2.4 para o clone selecionado. Agora enviamos o clone para baixo do objeto original, com ele selecionado pressione (Shift+PageDown).

Screenshot Parte 04

Parte 05. Agora repita a operação da parte 04, com o novo clone sendo 10px de espessura para à linha com a cor Azul (R:0, G:0, B:255, A:255) e Blur com 30.0.

Screenshot Parte 05

CONCLUSÃO. Durante a produção dos raios a minha versão baixada Hoje 22/10, não apresentou nenhuma falha ou fechou sozinho como de costume nas versões em desenvolvimento, durante a produção deste manual para tirar screenshots aconteceu de fechar sozinho quando eu clonava um objeto e editava ele pelos valores digitando e não clicava no botão ou na barra o qual modifica o valor, então sugiro assim que você especificar um valor digitando, modificar com a barra indo e voltando para o valor o qual sugerir. O Inkscape esta ficando uma ferramenta muito poderosa e eu estou amando tudo isto, rs… Agora aqui vocês pegam minha versão final em .SVG!

Abraços, espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.