Fazendo uma Font…

Veja como é fácil fazer uma font, mesmo se ainda ela seja manuscrita… Você vai precisar de um tablet…

1. Faça o Alfabeto todo, em caixa-alta e baixa. (Usei o Inkscape mais um Tablet para produzir a font abaixo)

2. Utilize-se de uma forma para mapear o limite da font, assim como seu tamanho interno e externo. O tamanho interno é até onde outra fonte pode ‘penetrar’ fazendo parte de uma junção… o Externo é o espaçamento entre uma fonte e outra por padrão. No meu caso é um manuscrito, tenho que aproveitar todo espaço externo e me limitar ao espaço interno. Veja abaixo o que fiz utilizando Inkscape:

3. Bom, até aqui foi fácil, mas na próxima versão do Inkscape 0.47, Um brasileiro “Juca” esta implementando o suporte a SVGFont significa que você vai desenhar cada fonte e depois digitar seu texto utilizando-se da fonte que você mesmo criou!… Bacana que depois você pode salvar isso e importar em um programa do tipo fontforge e gerar uma fonte .ttf, é claro se a galera do inkscape já não pensar em ter a opção de exportar para um formato de font padrão que a maioria dos editores de texto, ou outra qualquer aplicação aceite. No meu caso, estava ansioso para ver funcionando no BrOffice.org, Baixei o FontForge, fiz um import de cada letra do meu nome e gerei uma fonte .ttf, veja como ficou no Editor de Texto do BrOffice.org:

Não se esqueça, depois que produzir sua fonte compartilhe conosco, por isso existe um projeto com repositorio de fontes livres: Open Font Library!

O SVG da font qual estou produzindo, a versão .TTF e as imagens deste post estão em:

http://valessiobrito.info/projetos/inkscape/minhafont/