Existe um mundo onde é possível exercer a democracia?

Depois de sofrer (ou estar sofrendo) durante muito tempo com problemas de como funciona as decisões atuais dentro de um processo democrático, seja ela dentro das empresas, instituições, comunidades, cidades, governos ou nações. Cada dia mais acredito que a liberdade do uso consciente da internet  (e por isso não podemos deixar que crie leis para vetar essa liberdade) e na democratização dos meios tecnológicos e do acesso ao conhecimento levaram uma sociedade a soluções muito mais rápidas e eficazes para erradicação da pobreza, fome e da desigualdade, promovendo uma melhor assistência a qualquer nível da população. Sei que todo esse meu papo possa parecer um pouco ou tanto utópico, porém se você pesquisar na internet vai encontrar diversos movimentos (zeitgeist, us now, software livre, partido pirata, etc…) que já levam essas afirmativas a sério e um dos maiores exemplos são as comunidade de Software Livre.

A maioria das comunidades de software livre (principalmente Debian e Inkscape, quais participo ativamente) atuam sobre meritocracia, onde quem faz as coisas (tradução, desenvolvimento, participação na comunidade ajudando novos membros…) acontecer é que ganha o mérito (não o poder de decisão), o poder de decidir o que modifica e para onde avança não se dá somente através de votações democráticas, muita das vezes alguém que fez algo e esta propondo é questionado por diversos outros membros que por fim pode gerar uma enquete, a que se a maioria concorda ou não do caminho qual deve seguir (mas também nem sempre é assim). Em outras palavras, não basta apenas ter as opções A, B e C, qualquer individuo pode participar sugerindo (enviando) melhorias ou modificações no projeto proposto.

Dito tudo isso, não é bem assim que acontece em nossa sociedade, onde dezenas ou melhor, centenas de políticos dizem decidir o melhor para garantir o bem-estar de toda sociedade, o curta “a história das coisas” mostra bem para quem os políticos estão preocupados. Então, onde queria chegar é como podemos participar do que esta sendo decidido e desenvolvido para definir os avanços de uma cidade, estado ou pais, como poderia reportar problemas ou sugestões, de uma forma simples e rápida, acompanhar e participar da solução para esse problemas Bem, o que descobrir alguns meses atrás quando entrei para comunidade do Partido Pirata é que o Governo dos Estados Unidos já adotou/desenvolveu um sistema tipo Ouvidoria transparente e participativa onde presumo que as pessoas participam das decisões adotada pelo atual Governo de Obama. Agora vamos imaginar/começar pequeno, que software como esse seja utilizado por padrão para decisões dentro das empresas públicas ou instituições de ensino… ou que a prefeitura adote um mesmo modelo participativo e transparente com seus munícipes, ou que todo o governo de um estado seja gerido a discussão sobre distribuição de renda, impostos, educação, etc… tudo através de um sistema similar a este. Esta pode ser uma das possíveis bandeiras do Partido Pirata, transformar com ajuda da tecnologia, horizontalidade no poder decisório de uma população sobre os investimentos e gastos realizado pelos seus representantes.

Atualmente eu estou bem crente desse sistema de Ouvidoria transparente e participativa, até estou sugerindo para que minha instituição de ensino pública (UFRB) utilize como parte da Política de Atendimento aos Discentes, por se tratar de um Órgão Federal e pela necessidade de envolver todo movimento estudantil na participação da construção de uma universidade melhor cada dia mais, enfim, logo que tiver algo no AR, no futuro não muito distante poderei esta aqui comentando os resultados para vocês.

Sugiro vocês tentarem o mesmo dentro de suas comunidades ou instituições públicas, não é apenas para reportar problemas;  Acredito que seja um excelente canal de comunicação do que chamamos Web 2.0 para prover uma funcionalidade de Ouvidoria, com resultados em tempos hábeis.

Rolar para cima