Compartilhado nas redes sociais

  • HBO solicita remoção do VLC Media Player dos resultados de busca do Google

    Pirate VLC

    Todos os dias detentores de direitos autorais enviam centenas de milhares de pedidos de remoção de conteúdo para o Google, baseados na DMCA (Digital Millennium Copyright Act), na tentativa de tornar mais difícil encontrar conteúdo ilegal para download, como músicas e filmes (mesmo falhando miseravelmente).

    Apenas no mês de junho foram mais de 14 milhões de pedidos. Infelizmente, nem todos esses pedidos são legítimos.

    Em alguns casos o conteúdo já foi removido do site em questão. Mas o sistema utilizado, que é automático, também inclui conteúdo perfeitamente legal. Mesmo estando atento para esse tipo de abuso, às vezes algum desses pedidos passa despercebido pelo Google.

    Um bom exemplo disso foi a solicitação feita recentemente pela HBO. Sua série Game of Thrones foi o programa de TV mais baixado na primavera norte-americana, com mais de 5 milhões de downloads de cada episódio. Isso gerou dezenas de milhares de pedidos de remoção de links para sites de download.

    Por algum motivo, entre os pedidos está um para remover links para o popular media player VLC.

    VLC

    O mesmo pedido lista vários outros links que não são para conteúdo da HBO, incluindo pr0n, um CD de Ben Harper, Naruto, aplicativos Java gratuitos e até Príncipe da Pérsia 5.

    Nos últimos meses a HBO, entre outros sites, tem feito pedidos absurdos de remoção, incluindo um onde era solicitada a remoção do link para o próprio site da HBO.

    A culpa é do sistema automatizado. Mesmo que geralmente não cause maior danos a donos de sites legítimos, fica claro como o sistema é falho. Ainda mais em um momento em que um dos fatores para rebaixar o ranking de um site nas buscas do Google é o número de pedidos de remoção de conteúdo baseado na DMCA.

    Segundo um porta-voz do Google:

    Nós fazemos o possível para evitar erros ou abuso, evitando a remoção de conteúdo legítimo. O Google continua a investir recursos na melhoria do sistema para evitar remoções errôneas e pedidos abusivos.

    Do lado dos detentores dos direitos autorais, não há previsão de melhora, já que não existe incentivo para isso de lado algum.

    Os erros continuarão, garantindo pelo menos algumas risadas.

    Fonte: Torrent Freak

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>