Atividades FLOSS Abril 2019

Olá mundo, estou retomando posts no meu site, atualizações, etc; Vou tentar fazer uma postagem mensal denominada “Atividades FLOSS + Mês Ano” referente as minhas atividades para comunidade de Software Livre e de Código Aberto; Durante começo de 2019 tive a oportunidade de fazer parte de um estágio na Free Software Foundation, então depois tento fazer uma postagem sobre como foi essa experiência e o que desenvolvi durante esse período que colaborei junto ao escritório da FSF.

FLOSS é uma abreviação em inglês para referenciar “Free/Libre and Open Source Software”.

A lista a seguir é referente as minhas contribuições no mês de Abril para os projetos, comunidades ou eventos quais estive colaborando.

Respects Your Freedom

RYF é um projeto da Free Software Foundation, na primeira semana de abril finalizei duas atividades que ficaram pendentes depois que encerrou meu estágio na FSF; A primeira foi a reformulação do panfleto para divulgação do programa; a outra proposta foi criar um layout para o site do projeto, sendo que realizei o desenho da listagem dos itens certificados e da possível página de fornecedor.

Prévia do panfleto preto e branco para divulgação do projeto RYF.
Panfleto para o projeto RYF Baixar: PDF / SVG

Prévia da página com lista de produtos certificados pela RYF.
Proposta de página web para listagem de produtos certificados do projeto RYF

Prévia da página de empresas com produtos certificados do projeto RYF.
Proposta de página web para o perfil da empresa com certificados RYF

Trisquel

É a distribuição GNU/Linux utilizada por Richard Stallman e apoiada pela Free Software Foundation, porque é uma das principais distribuições que respeita as 4 liberdades do Software Livre, embora possa parecer um compromisso razoável, grandes nomes atuais de distribuições como por exemplo Ubuntu, acabam incluindo versões de firmware ou softwares gratuitos que não são considerados livres.

O meu primeiro contato com Trisquel foi durante o estágio na FSF, é uma distribuição que utiliza o sistema de empacotamento do Debian, o que colaborou muito para realização das tarefas e manutenção das quais realizei durante o meu estágio. A pedido de Rubén Rodríguez (quidam), um dos principais desenvolvedores e fundador do projeto, fui convidado para realizar uma proposta de novo site ao projeto e colaborar em ativar a comunidade de artistas e não-desenvolvedores. O trabalho desenvolvido até aqui não é definitivo, está aberto a colaboração, críticas e sugestões de quaisquer pessoa que se identifique com o projeto e ou queira colaborar. Para participar dessa construção colaborativa, você precisa se registrar no site do projeto trisquel.info e participar das discussões enviando sua sugestão ou comentários neste tópico: https://trisquel.info/en/issues/25749

Proposta para página inicial do projeto Trisquel

Proposta para página inicial da documentação do projeto Trisquel

Eastern Bloc

O Eastern Bloc é um espaço para promoção e criação de arte e cultura digital em Montreal e referência no Quebec; Ele possui um Laboratório Maker para artistas ou fazedores realizarem suas criações a partir das ferramentas disponíveis, impressoras 3D ou corte a laser.

Ao menos uma vez na semana ou finais de semana vou ao laboratório colaborar em alguma atividade prática; Esse mês recuperei um antigo notebook PowerBook G4 colocando para rodar o Debian Lenny para PowerPC, também aprendi com Tiago Vaz sobre modelagem para impressão 3D;

Fazendo a configuração do PowerBook G4 com Debian Lenny

Debian

É uma das distribuições GNU/Linux mais antigas e estáveis qual conheço, sou usuário e colaborador do projeto há mais de 18 anos. Dentre minhas colaborações ao projeto, se destaca o tema “SpaceFun” para o lançamento de versão 6, denominado ‘Squeeze’ e também a criação da identidade visual de algumas edições da Conferência Debian (DebConf) internacional de desenvolvimento do projeto.

Participantes do Debian Bug Squashing Party em Toronto, Abril 2019.
Participantes do Debian Bug Squashing Party em Toronto
Logo para Debian Diversity
Proposta de Certificado para DebConf19

Essas foram as principais contribuições durante o mês de Abril; Existem outras micro-contribuições como suporte nas comunidades e grupos quais participo, como essa postagem já se estendeu, vai ficar para um próxima; Também não pretendo fazer introdução dos projetos/atividades já mencionadas nesta ou em postagens anteriores.

1 comentário em “Atividades FLOSS Abril 2019”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima