Meu primeiro CDR convertido para SVG!!!

Imagina tu importando teus arquivos do Corel fácilzinho para Inkscape?? Pois ehhhh!!!

Uau, funcionou e bem rápido, posso dizer que redondinho também; faltando somente capturar as cores; Acredito que isto depende da versão utilizada para salvar o .cdr… Bom, perae; vou explicar…

A minha Cooperativa esta fazendo um trabalho para FBES e para eu não ter que redesenhar a logo, fiz uma solicitação ao consumidor… então o resto você já sabe… Recebi a resposta com uma url que somente tinha o arquivo .CDR (CorelDraw) o que não é novidade, para maioria das pessoas/empresas somente existe o Corel neste ramo, a verdade é que ela domina (ainda…) Mas não vai ser mais assim por muito tempo grandes empresas, pequenas e médias, também pessoas estão começando se preocupar com padrões e o tal padrão, o nosso é o SVG para distribuir arquivos vetoriais, apartir da versão 12 do Corel já Salva com este formato e abre também, infelizmente o mundo proprietário não é com o Livre, a Corel não esta nem ai para seguir os padrões, porque eles não querem que teu Trabalho abra em outro Software, eles querem que a pessoa que visualize seu trabalho também compre o software na mão deles… Enfim; Mas vou mostrar para vocês como foi fácil converter um CDR para SVG sem precisar do Corel.

A parte fácil é converter, eu não sei qual tua distro, mas eu utilizo Debian; e não existe ainda o pacote do sK1 um projeto que esta em desenvolvimento o primeiro que converte CDR para SVG, agora eles estão criando/chamando de UniConvertor, que concerteza muito em breve vai ser o conversor padrão de muitas soluções livres para converter formatos de arquivos vetorial proprietários.

Você pode baixar no site do projeto a versão .tar.gz compilada e tentar utilizar; Mas eu não tenho certeza se é mesma que utilizei, que foi a última que se encontra no SVN do projeto… Eu tive que compilar é claro e não foi uma tarefa tão fácil mas vale a pena, é somente uma vez até que funcione.

Caso queira fazer como seu baixe a versão do SVN em:

svn co https://sk1.svn.sourceforge.net/svnroot/sk1/trunk/sK1_RE sK1_RE
svn co https://sk1.svn.sourceforge.net/svnroot/sk1/trunk/sK1 sK1

Tive que instalar muitos pacotes para conseguir compilar, isto levou um tempão (a parte rápida que falei é para converter… rs…), mas a dica que deixo é.. instale o “apt-file” e toda vez que rodar o ./install.sh para compilar caso ocorra algum erro, ele diz o arquivo/biblioteca que falta, você usa o apt-file para saber qual o pacote encontrar, instala o pacote e cruza os dedos, roda novamente até compilar… A ordem é primeiro sK1_RE e depois sK1… o sK1 não tive problemas, o problema foi todo no sK1_RE quando ele queria compilar o Cairo, eu comentei as linhas no install.sh e instalei o -dev do cairo que tem empacotado; Ae claro, ele passou; porque esta comentado o lance de ter os include do Cairo é para compilar o sK1… 😀

Bom, depois de compilado com sucesso tive que instalar o kdebase-bin e somente depois disso o sK1 rodou belezinha, agora vamos ver os meus resultados:

Versão CDR convertida, somente com modificação para colocar as linhas em 1px cor preta:

Versão final, SVG depois que apartir de uma visualização da logo original eu somente definir as cores:

O Screenshot rodando o sK1 e o Inkscape, ao fundo o terminal testando também conversão por linha de comando, clique para ampliar:

😀

Repositório com o CDR, SVG, eps e outros…

http://valessiobrito.info/projetos/inkscape/cdr2svg/

Por ValessioBrito

Jacobinense, hacker, digital artist, front-end developer since 2005 and FLOSS specialist. Experience on media/networking solutions for governments and private sector. Undergraduate degree in Communications and Graduate studies in Free Software Development.

8 comentários

  1. Legal Valessio…

    eu tava acompanhando esse sK1 tbm..

    sera q nao daria pra vc fazer um .deb do teu ae? eu tentei compilar aqui e nao deu nada..
    quem sabe seja útil pra todos..

    obrigado t+

  2. E para Windows, o que tenho q fazer?

    Já instalei o python o Uniconverter e o Inkscape. Mas não estou obtendo muito sucesso ao exportar de CDR para SVG…

    1. Rapaz, eu não sei te dizer faz um tempo que não uso windows… Mas deve ter alguma coisa para emular, acho que é cywing, algo assim. Ai instalar python nele, depois a extensão.. e fazer tudo conversar. Já procurou no google?

  3. Valéssio. Você estudando em uma faculdade utilizando apenas software proprietário não sente dificuldade fazendo seus trabalhos em programas livres?

    1. Apesar da UNIFACS (instituição que estou me graduando) ter laboratórios com software proprietários; é possível encontrar dentro do Windows uma instalação de Blender e Gimp; também não foi complicado colocar o Inkscape. Também achei que seria difícil o professor entender que utilizo ferramentas livres, mas pelo contrário, eles foram bem receptivos. Porém a instituição ainda não apoia diretamente em seus laboratórios o uso de ferramentas livres; existe lá porque alguém instalou.
      Resumindo, dentro da universidade ou fora dela, meus trabalhos foram realizados somente com software livre. Mesmo quando a atividade era diagramar ou criar uma peça publicitária para simular uma campanha; O que no curso de Publicidade é avaliado não são os softwares, mas a redação e concepção em uma peça. Acredito que para o curso de Design ou qualquer eixo de comunicação visual seja a mesma coisa.
      O que adianta um Lab de MAC se ninguém sabe utilizar as ferramentas proprietárias; no máximo um Corel.. Enfim, a avaliação esta no resultado final independente se utilizou uma ferramenta aberta ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.