Brainstorm #9
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008 | 11:34
A nova moda na publicidade é fazer uso de realidade aumentada AR: Augmented Reality, que resumindo é misturar elementos do mundo “de verdade” com o virtual, tudo processado em tempo real.
Ou sendo ainda mais prático: é aquele papelzinho com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente a webcam/celular e vê um objeto aparecer na tela. Obviamente as aplicações podem ser bem maiores do que essa, como nesse projeto da BMW.
Exemplo: O vídeo abaixo mostra um teste com uma realidade aumentada misturada com Papervision, o que torna os objetos toscos e estáticos em animações bacanas:
Papervision – Augmented Reality (extended) from Boffswana on Vimeo.
Alguns exemplos recentes de ações utilizando realidade aumentada:
| MINI Cabrio produção da Metaio
| Fanta Virtual Tennis
| Funk de Natal
Funk de Natal Realidade Aumentada
São tantas “ações” assim aparecendo ultimamente, que a realidade aumentada já parece até batida, mas ela pode se mostrar muito poderosa nos próximos anos. Porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fizermos dela, a pertinência disso dentro de uma idéia maior.
A realidade aumentada é vista como uma tendência publicitária, mas só vai valer a pena se fizermos coisas tão boas ou melhores do que isso que você vai assistir abaixo:
via Brainstorm #9.